
A segurança de aplicativos é a disciplina de processos, ferramentas e práticas com o objetivo de proteger os aplicativos de ameaças em todo o seu ciclo de vida. Os cibercriminosos são organizados, especializados e motivados para encontrar e explorar vulnerabilidades em aplicativos corporativos para roubar dados, propriedade intelectual e informações confidenciais. A segurança de aplicativos pode ajudar as organizações a proteger todos os tipos de aplicativos (como legado, desktop, web, móvel, microsserviços) usados por partes interessadas internas e externas, incluindo clientes, parceiros de negócios e funcionários.
Por que segurança de aplicativos?
Conforme validado por vários estudos, a maioria das violações bem-sucedidas tem como alvo vulnerabilidades exploráveis que residem na camada do aplicativo, indicando a necessidade dos departamentos de TI da empresa estarem mais vigilantes sobre a segurança do aplicativo. Para agravar ainda mais o problema, o número e a complexidade dos aplicativos estão crescendo. Dez anos atrás, o desafio da segurança de software era proteger aplicativos de desktop e sites estáticos que eram bastante inócuos e fáceis de escopo e proteção. Agora, a cadeia de suprimentos de software é muito mais complicada considerando o desenvolvimento terceirizado, o número de aplicativos legados, juntamente com o desenvolvimento interno que tira proveito de componentes de software de terceiros, de código aberto e comerciais, disponíveis no mercado.
As organizações precisam de soluções de segurança de aplicativos que cubram todos os seus aplicativos, desde aqueles usados internamente até os aplicativos externos populares usados nos telefones celulares dos clientes. Essas soluções devem cobrir todo o estágio de desenvolvimento e oferecer testes depois que um aplicativo é colocado em uso para monitorar possíveis problemas. As soluções de segurança de aplicativos devem ser capazes de testar aplicativos da web quanto a vulnerabilidades potenciais e exploráveis, ter a capacidade de analisar código, ajudar a gerenciar os processos de gerenciamento de segurança e desenvolvimento coordenando esforços e permitindo a colaboração entre as várias partes interessadas. As soluções também devem oferecer testes de segurança de aplicativos fáceis de usar e implantar.
O que é SAST e DAST?
O que é SAST?
O teste de segurança de aplicativos estáticos (SAST) verifica os arquivos de origem do aplicativo, identifica com precisão a causa raiz e ajuda a corrigir as falhas de segurança subjacentes.
Benefícios do desenvolvedor de testes de segurança estática de aplicativos:
- Identifica e elimina vulnerabilidades no código-fonte, binário ou byte
- Revise os resultados da varredura de análise estática em tempo real com acesso a recomendações, navegação de linha de código para encontrar vulnerabilidades mais rapidamente e auditoria colaborativa.
- Totalmente integrado com o Integrated Developer Environment (IDE)
O que é DAST?
O Dynamic Application Security Testing (DAST) simula ataques controlados em um aplicativo ou serviço da web em execução para identificar vulnerabilidades exploráveis em um ambiente em execução.
Benefícios do teste de segurança dinâmica de aplicativos:
Fornece uma visão abrangente da segurança do aplicativo, concentrando-se no que pode ser explorado e cobrindo todos os componentes (servidor, código personalizado, código aberto, serviços)
Pode ser integrado ao Dev, QA e Produção para oferecer uma visão holística contínua
A análise dinâmica permite uma abordagem mais ampla para gerenciar o risco do portfólio (milhares de aplicativos) e pode fazer a varredura de aplicativos legados como parte do gerenciamento de risco
Teste o aplicativo funcional, portanto, ao contrário do SAST, não tem restrição de linguagem e problemas relacionados ao tempo de execução e ao ambiente podem ser descobertos.
Soluções no local x SaaS
As soluções de segurança de aplicativos consistem no software de segurança cibernética (as ferramentas) e nas práticas que executam o processo para proteger os aplicativos.
Na premissa
As soluções de teste de segurança de aplicativos podem ser executadas no local (internamente), operadas e mantidas por equipes internas. Essa abordagem requer que as organizações forneçam a infraestrutura, o pessoal e adquiram soluções de segurança de aplicativos para seu uso. On-premise garante às organizações que seus dados de aplicativos não são compartilhados com terceiros e não saem das instalações.
SaaS
A segurança de aplicativos também pode ser uma oferta SaaS (ou segurança de aplicativos como serviço), em que o cliente consome serviços fornecidos como uma solução pronta para uso pelo provedor de segurança de aplicativos. Esta abordagem não requer nenhum dos pré-requisitos da abordagem local, mas requer depender parcial ou totalmente do fornecedor de SaaS e, na maioria dos casos, permite que os dados do aplicativo sejam compartilhados com o fornecedor. O SaaS fornece uma maneira fácil de começar a segurança de aplicativos e pode oferecer escalabilidade e velocidade. As implementações híbridas (usando no local e SaaS juntos em diferentes projetos e práticas) visam fornecer o melhor dos dois mundos, fornecendo flexibilidade, escalabilidade e otimização de custos.
Velocidade vs. Precisão
Hoje, toda empresa é uma empresa de software. Como resultado, tem havido um enorme crescimento no número de aplicativos da web e móveis e uma frequência cada vez maior de lançamentos de aplicativos. A fim de acompanhar as demandas de negócios, muitas organizações pe